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Correr na Praia
Correr na Praia

BENEFÍCIOS DE CORRER NA PRAIA

Os benefícios de correr na praia incluem melhora da capacidade respiratória e do condicionamento cardíaco. Outros benefícios são:

  • Emagrecer porque a cada hora perde-se cerca de 500 calorias;
  • Engrossar as pernas, especialmente quando a corrida é feita na areia fofa;
  • Combater a celulite das coxas e glúteos porque exige muito desta musculatura;
  • Melhorar o equilíbrio e a percepção do próprio corpo, com menor sobrecarga nas articulações;
  • Fortalecer o sistema imune, deixando o corpo forte contra os micro-organismos;
  • Melhorar o humor porque libera endorfinas na corrente sanguínea e o contato com a natureza diminui o estresse.

Correr na areia fofa exige mais esforço para tirar o pé da areia e para manter o ritmo, por isso, esta é uma modalidade que não está indicada para sedentários e que exige certos cuidados. Algumas situações que podem acontecer é torcer o pé ou sentir uma dor aguda na parte lateral do abdômen, conhecida popularmente como a "dor de burro". 

 

CUIDADOS AO CORRER NA PRAIA

Alguns cuidados importantes que se deve ter para correr na areia da praia são:

  • Correr no início da manhã ou no final da tarde, quando a temperatura está mais amena;
  • Usar um bom tênis de corrida que absorva o impacto e que seja maleável (ao correr na areia dura);
  • Levar uma garrafinha de água ou de uma bebida isotônica para repor os líquidos e sais minerais perdidos no suor;
  • Passar protetor solar em todas as áreas expostas ao sol, para evitar lesões na pele;
  • Usar chapéu ou boné e óculos de sol para proteger o rosto e os olhos.

Um outro cuidado que também não pode ser deixado de lado é sempre usar um frequencímetro para observar o comportamento do coração, criando condicionamento físico e também para conseguir emagrecer.

 

COMO COMEÇAR A CORRER NA PRAIA

Para começar a correr na praia é mais aconselhado, nas primeiras semanas, correr mais perto da água, onde a areia é mais dura, mas tendo atenção para a inclinação do terreno. Quanto mais plano for, melhor. No seguimento do exercício, pode-se passar a correr na areia fofa, mas isto exige cuidados. É importante focar a atenção na corrida porque, como a areia fofa é mais irregular, o risco de torcer o pé e de causar lesões no quadril e na coluna lombar é maior.

O tempo da corrida depende do objetivo e da disponibilidade de tempo do indivíduo. Quando o objetivo é emagrecer porque está com peso acima do normal, a corrida deve ter pelo menos 20 minutos, sendo os primeiros 5 minutos de aquecimento e os últimos 5 minutos, de desaquecimento. Além disso, é importante fazer alongamentos antes e depois da corrida.

Fonte: www.tuasaude.com